Meu primeiro e único contato com a pesquisa científica foi durante a graduação em educação. Embora não tenha sido obrigatória a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e eu de fato não o tenha feito, realizei no decorrer do curso uma pesquisa de iniciação científica acerca dos paradigmas veiculados pela Revista educacional Brasileira  Nova Escola em relação à avaliação das aprendizagens.  


Esta pesquisa, fomentada pelo Conselho Nacional de Pesquisa do (CNPQ) foi uma experiência enriquecedora e desafiante. Busquei fundamentação teórica em diversos autores especialistas no tema, analisei os exemplares da revista em questão e após escrever o projeto apresentei o mesmo em um simpósio organizado pela Universidade. 


Embora na época não tenha havido necessidade e não se encaixasse na proposta em si, gostaria de no futuro realizar pesquisas que envolvessem a contribuição/opinião de outras pessoas, tendo a oportunidade de elaborar questionários/entrevistas, aplicá-las e analisá-las posteriormente como parte integrante da investigação, pois creio que as experiências de outras pessoas muito possam contribuir para a compreensão  de determinados temas. 

Paralelamente à essa pesquisa, tive uma disciplina para tratar especificamente do tema de investigação, porém, como isso já foi há alguns anos, creio que a Unidade Curricular de Metodologia de Investigação I terá muito o que me acrescentar e relembrar.

Júlia Brito 

Deixe um comentário