Sobre o papel de um investigador no âmbito da Educação, as buscas direcionam-se para um conjunto de referências distintas ligadas ao problema da investigação e com os seus respectivos fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos nas abordagens. Essas classificações são assim apresentadas<<Khun,1982.

Ontológicos: Qual a natureza da realidade? Qual a natureza dos fenômenos educativos? Existe em fatos ou em pensamento? É externa ao sujeito ou é algo criado interiormente?
Epistemológicos: Que tipo de evidências procuramos? Como adquirimos o conhecimento? Postura externa, baseada na objetividade do conhecimento, ou postura de experiência compartilhada com as sujeitos implicados (conhecimento subjetivo)? Qual a relação do investigador com os indivíduos estudados? E a sua relação com os objetos de estudo?
Metodológicos: Como apreendemos o mundo (os fenômenos), incluindo causa x efeito, e avançamos no seu conhecimento? Que métodos utilizar?

Apud Costa,2019. Marco filosófico e conceptual para o estudo do mundo social (Kuhn,1982).

Há uma publicação em aberto na página abaixo, muito didática, com conceitos sobre paradigmas, seus conceitos e entendimentos com os pareceres metodológicos na página.

As contribuições são associadas aos diversos caminhos da investigação. Há uma análise sobre seu processo, desenvolvimento e modelos. Mas a busca pelo conhecimento científico está ligada principalmente ao direcionamento do objeto a ser estudado e seus métodos para gerar novos conhecimentos.

http://wiki.ua.sapo.pt/wiki/Paradigmas_de_Investigação.

Deixe um comentário