Ao iniciarmos os estudos da unidade curricular (UC) metodologia investigação I, todos tivemos o desafio de elaborar um e-portfólio com o objetivo de registrar toda nossa trajetória durante esta fascinante disciplina. O desafio foi aceito e montamos um blog onde todos realizam a suas colocações e contribuições de acordo com os textos que são lidos e absorvidos por todos, nas pesquisas efetuadas  e nas conclusões decorrentes dos debates realizados em cada sessão síncrona, deixo aqui o registro de minha reflexão pessoal como balanço final dessa atividade. Para melhor entendimento da visão “geral” sobre a dinâmica da unidade curricular, abordarei os três módulos vistos nessa unidade, onde esses trazem temas distintos, porém relacionados entre si que são:

  • Módulo 01: Natureza e características da investigação científica;
  • Módulo 02: Principais paradigmas da investigação em Educação;
  • Módulo 03: Métodos, instrumentos e técnicas de recolha de dados.

No decorrer desta disciplina pude me apropriar da identificação das características e formas de investigação científica das ciências humanas, mas especificamente na educação, entendendo por sua vez que a pesquisa é de cunho fundamental para o desenvolvimento do conhecimento, e portanto deve ser rigorosa, ou seja, é preciso conhecer os métodos de pesquisa, para facilitar a escolha dos instrumentos e procedimentos que serão utilizados
na elaboração de um projeto de investigação. Também os elementos teóricos e metodológicos que compõem o projeto devem estar em consonância para que se encontrem as respostas ao problema que se tenha levantado.

No processo de investigação científica podemos utilizar-se de diferentes meios para colher dados chegando assim a uma resposta mais precisa. Os elementos como a entrevista, o questionário e a observação, que devem ser escolhidos com cautela, ou seja, o pesquisador deve averiguar qual a técnica mais ideal para se atingir os resultados propostos.

Os paradigmas da investigação em educação nos trouxeram uma visão esclarecedora das questões éticas que envolvem desde plágio até a apropriação indevida de propriedade intelectual de outrem.

Por fim, foi possível consolidar todas as aprendizagens e ferramentas necessárias sobre os temas tratados para o prosseguimento de meus estudos frente a este mestrado em educação.

 

Deixe um comentário