Questões de ética na investigação em educação e formação Parte I

Sobre a investigação Rudduck e Hopkins (1985, citado por Matos et all, 2015), acrescentam: “a investigação é um questionamento sistemático, planeado e crítico, sujeito a apreciação crítica pública; como questionamento que é, tem as suas raízes na curiosidade e no desejo de compreender [algo]; mas trata-se de uma curiosidade estável, sistemática na medida em que é sustentada por uma dada estratégia”.

No entanto, no processo de investigação é necessário definir um tema, delimitando o assunto, o problema da investigação e sua condução sistematizada.

Investigação, busca o conhecimento científico sobre a educação, ou seja, a investigação básica; já a investigação focada em educação, busca, soluções práticas para os problemas com conhecimento sobre eles. Neste caso a investigação aplicada envolve o diagnóstico, análise, está é considerada uma prática recente e inovadora.

As fases da investigação envolvem o Problema, Planejamento e Execução.

Já o “Problema”, precisa ser bem estruturado, segundo Tuckman (2000), Critério para seleção do Problema:

  1. Algo que seja possível, aplicável;
  2. Extensão e Complexidade e
  3. Aplicação prática, para mais pessoas.

Matos, J.F, Pedro, N., Pedro, A. & Cabral, P. (2015). Metodologias de Investigação em Educação. Disponível UC Metodologias de Investigação I. Repositório Ulisboa.

Saiba mais

Deixe um comentário