Métodos de Pesquisa

Os métodos de pesquisa são elementos fundamentais dentro de uma investigação, pois são eles que irão garantir a relevância da pesquisa a ser investigada. Os métodos de pesquisa visam uma técnica para se investigar que está dividida em 3 categorias: Quantitativa, Qualitativa e Mista.

Técnica Quantitativa

Essa técnica o investigador tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele. Creswell (2007) afirma que “O pesquisador testa uma teoria ao especificar hipóteses restritas e coleta dados para apoiar ou refutar as hipóteses. Utiliza-se um projeto experimental no qual as atitudes são avaliadas antes e depois de um tratamento experimental. Os dados são coletados em um instrumento que mensure atitudes, e as informações coletadas são analisadas com o uso de procedimentos estatísticos e teste de hipótese”.

Técnica Qualitativa

Aqui o investigador tem como objetivo estudar e entender o comportamento, os sentimentos dos entrevistados, são analisados aspectos subjetivos. Nesse momento não há a preocupação de mensurar dados quantitativamente. Creswell (2007) afirma que “Nesta situação, o pesquisador tenta estabelecer o significado de um fenômeno a partir do ponto de vista dos participantes. Isso implica identificar um grupo que compartilha cultura e estudar como ele desenvolveu padrões compartilhados de comportamento com o passar do tempo (ou seja, etnografia). Um dos principais elementos da coleta de dados é observar o comportamento dos participantes em suas atividades”.

Técnica Mista

Bom, a utilização dessa técnica tem como objetivo difundir e abranger a técnica quantitativa e qualitativa a fim de aprofundar resultados quantitativos reforçar resultados qualitativos. Creswell (2007) afirma que “O pesquisador baseia a investigação na suposição de que a coleta de diversos tipos de dados garante um entendimento melhor do problema de pesquisa. O estudo começa com um levantamento amplo para generalizar os resultados para uma população e depois se concentra, em uma segunda fase, em entrevistas qualitativas abertas visando a coletar visões detalhadas dos participantes”.

Instrumentos

Recolha de Dados

A importância da análise e coleta de dados são de fato extremamente importante para fundamentar a relevância da pesquisa.

Referências

CRESWELL, J. M. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 2ª ed. Porto Alegre. Artmed, 2007.

Aires,L.(2015). Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional. Lisboa: Universidade Aberta.

Deixe um comentário