Problema é a pergunta que a pesquisa científica pretende responder, sendo que todo problema está inserido dentro de um tema, desse modo, para formular o problema da investigação deve-se transformar o tema em uma pergunta. Conforme Rudio, “formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características. Desta forma, o objetivo da formulação do problema é torná-lo individualizado, específico, inconfundível” (1980).

Importante destacar que não é um problema de pesquisa algo que se pode resolver pela intuição, pela tradição, pelo senso comum ou pela simples especulação. Algumas questões podem ser úteis para constatar em que condições o problema proposto poderá ser investigado, são eles: “o tema é de interesse do pesquisador?; o problema apresenta relevância teórica e prática?; a qualificação do pesquisador é adequada para seu tratamento?; existe material bibliográfico suficiente e disponível para seu equacionamento e solução?;  o problema foi formulado de maneira clara, precisa e objetiva?; o pesquisador dispõe de tempo e objetiva?; o pesquisador dispõe de tempo e outras condições de trabalho necessárias ao desenvolvimento da pesquisa?” (GIL, 1996).

Segundo Vergara (2000) problemas de pesquisa devem apresentar relações entre variáveis que podem ser observadas ou manipuladas, além de serem testável cientificamente.

O problema de pesquisa envolve duas partes, a definição do problema (pergunta) e a hipótese de pesquisa (resultado esperado, ou seja, possível resposta para a pergunta).

Referências

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Ática, 1996.

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa cientifica. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1980.

Vergara, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

Deixe um comentário