Nós como investigadores temos que trabalhar na formulação do problema especificando as variáveis, através de métodos empíricos (recolha de dados). O que seriam essas variáveis ? São todos aspectos que compoẽm aquele objeto/área de estudo que de alguma forma tem efeito sobre os resultados. Na prática, temos o exemplo das variáveis do professor : o conhecimento sobre a matéria, estilo de ensino, formação e etc. Após esse levantamento podemos desenhar e classificar as interconexões entre essas variáveis. Dessa forma fica mais fácil realizar investigação e obter um resultado satisfatório.
No caso de uma investigação na sala de aula, é importante uma completa e adequada descrição das atividades essenciais que envolve o ensino. Para começar a investigação neste sentido, devemos ter três componentes principais do sistema de ensino : estudante, professor e os materiais. Com isso é possível montar um modelo com as variáveis estudante, professor e materiais.
Uma outra estrutura que podemos trabalhar com problemas de investigação é através da divisão de três categorias de variáveis : situação (fatores do meio), aptidão (características do indivíduo) e comportamento.
Espero ter ajudado meus amigos, colhendo informações úteis que pesquisei sobre a seleção de problemas.

Referência : Tuckman, B.W.(2002) Manual de Investigação em Educação. Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. pp.37-57

Deixe um comentário