Conceitos introduzidos na sessão síncrona:


​O que é um paradigma?  Paradigma é um conceito das ciências e da epistemologia que define um exemplo típico ou modelo de algo. É a representação de um padrão a ser seguido.
Segundo (Kuhn, 1991). Os “paradigmas são as realizações cientificas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência”.

Ao que entende-se o paradigma cria um conceito a cerca de algo e todos acabam por seguir esse padrão estabelecido e de certa forma reconhecido, através de investigações e busca por problemas e suas soluções.

Ética na Investigação:

Ao abordarmos a temática ética na investigação, podemos entender por ética como o conjunto de valores morais de um individuo ou grupo na sociedade. No contexto acadêmico ética na investigação científica, consiste em normas e procedimentos que são considerados corretos e incorretos por indivíduos e grupos de uma sociedade acadêmica.

Plágio Acadêmico:

Se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. Por este motivo, sempre se faz necessário o uso das citações e referências, dando os devidos créditos a quem é de direito. O plágio pode ser cometido em sua integralidade, parcialidade ou de maneira conceitual, que é a retirada da essência da obra de um autor e usada de forma distinta da original.

Referências:

KUHN, THOMAS. S. (1991). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo. Perspectiva.

Deixe um comentário