Problemas

Segundo (Peixoto, 2015) Um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser testadas, observadas, manipuladas. Um problema de pesquisa pode ser determinado por razões de ordem prática ou de ordem intelectual. São inúmeras as razões de ordem prática e intelectual que conduzem à formulação de problemas de pesquisa. Apenas com o objetivo de ilustrar o universo de possibilidades que pode se descortinar em relação a este tema.

Tópicos

Segundo (Alves, 2017) O tópico é a ideia central a ser aprendida ou explorada em um estudo. Há várias formas através das quais os pesquisadores obtêm algumas informações sobre o tópico quando estão começando sua pesquisa. Nosso conselho é que o tópico seja escolhido pelo pesquisador e não por um orientador ou pelo membro de um comitê.
Hipóteses
Segundo (Sgarbi, 2014) uma hipótese é uma afirmação que pode ser desafiada. Como tal, uma hipótese de trabalho é uma frase que possibilita questionar o “Como?”, “De que modo?” e o Por quê? de algo. O objetivo de uma hipótese é aclarado com a questão “Para quê?”

Variáveis

Segundo (Freire) ao formular as hipóteses o investigador está, no fundo, a identificar as variáveis e a definir as suas relações, ou seja o respectivo papel na investigação. A explicitação das variáveis e das suas relações constitui um novo passo importante na definição do modelo de análise do problema.

Bibliografia

Alves, D. V. (24 de 11 de 2017). Ciência e Educação . Fonte: Ciência e Educação : https://cienciaeeducacao.wordpress.com/2017/11/24/natureza-e-caracteristicas-da-investigacao-cientifica/
Freire, A. &. (s.d.). Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação . Em Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação .
Peixoto, M. (18 de 3 de 2015). O aprendiz em saúde. Fonte: O aprendiz em saúde: https://oaprendizemsaude.wordpress.com/2015/03/18/o-que-e-um-problema-de-pesquisa/

Deixe um comentário