O paradigma qualifica o ponto de partida como uma forma acadêmica de propor um problema. É um substantivo masculino que significa um exemplo ou padrão a ser seguido ou já estabelecido. Como um qualificador padrão atende a pressupostos e perspectivas que auxiliam a construção do conhecimento científico.

Os pressupostos podem ser ontológicos, epistemológicos e metodológicos. Ontológico é um adjetivo que faz referência à ontologia, ramo da metafísica que analisa as coisas existentes no mundo, a natureza do ser e a realidade. Epistemológico é um adjetivo relativo à epistemologia, à teoria do conhecimento, que analisa as relações entre sujeito (ser pensante) e objeto (ser inerte) ou entre outros indivíduos estudados. Metodológico é um adjetivo que diz respeito aos métodos, à ciência que se dedica ao estudo dos métodos, às normas e regras para a realização de uma pesquisa (Ribeiro & Neves, 2019).

Os dois principais pontos de vistas são classificados sob a perspectiva científica ou humanista. A perspectiva científica pertence a um espectro mais racionalista e positivista com o objetivo de aumentar o conhecimento, comprovando e mensurando matematicamente. A perspectiva humanista a uma visão humanista, naturalista e relativa com o objetivo de compreender os fenômenos e seus contextos (Costa, 2019).

Assim, podemos concluir que a educação deve ser investigada sob o ponto de vista humanista, para compreender quem, o que, porque e como interpretamos a realidade sob determinado contexto temporal, político, sociológico e naturalista. São humanos investigando, interpretando ou comparando outros humanos, estudando à sua própria espécie.

Costa, F. (19 de novembro de 2019). Aula sobre os paradigmas de investigação científica. Lisboa, Portugal.

Ribeiro, D., & Neves, F. (2019). Dicionário Online de Português. Fonte: https://www.dicio.com.br/

Deixe um comentário