A entrevista, questionário e observação  são métodos utilizados para obtenção de dados sobre determinada investigação. 


O que é entrevista? A entrevista pode ser considerada uma comunicação verbal entre pessoas, que se distingue por dois tipos de instrumento de coleta de dados: Uma é a entrevista estruturada em que se  escreve tudo sobre o assunto a ser desenvolvido e depois faz as perguntas aos respondentes, ou seja, há uma preparação e uma organização na sua elaboração e temos a entrevista não estruturada que é caracterizada por ser uma conversa mais informal, que se desenvolve de forma involuntária, quer dizer que o entrevistado responde o que quiser e como quiser, sem nenhuma estruturação a respeito da pesquisa em questão.

O que é questionário? 
É um método de coleta de dados que se caracteriza por sua objetividade, ou seja, rapidez e eficiência na recolha das informações. Com esse instrumento nós podemos medir com exatidão todos os dados que queremos de uma pesquisa e as variáveis que estão envolvidas na pesquisa. Lembrando que as perguntas devem ser claras de tal maneira que o participante não tenha dúvidas com relação a sua resposta. 

O que é observação? 
A observação é uma técnica de recolha de dados usada  para conseguir informações mais detalhada referente a aspectos da realidade. Dessa forma, consiste em examinar fatos e fenômenos que se deseja estudar, permitindo  um envolvimento  maior do observador, ou seja, um olhar mais aprofundado no que diz respeito ao problema investigado. Nesse método o pesquisador  necessita de um planejamento detalhado do que vai ser observado e de uma profunda e rigorosa preparação, tanto no aspecto físico, material, intelectual psicológico e material.

Referências:

ALVES -MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. (2002). O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria (2008). Técnica de pesquisa. 7.ed. São Paulo: Atlas.

Deixe um comentário