A formulação do problema de pesquisa, que deve ser lógico e coerente, é um dos pontos de partida para iniciar uma investigação científica. Assim que o problema é estabelecido, podemos seguir quatro passos que são elementos contidos no problema, quais sejam:

– Estabelecer os objetivos de pesquisa: define o que a pesquisa pretende, é necessário que sejam claros, porque eles orientadores do estudo.

– Desenvolver as questões de pesquisa: questões gerais que esboçam a área-problema, no mínimo devem resumir o que será a pesquisa

– Justificar a pesquisa: expor as razões pelas quais o estudo do objeto é conveniente.

– Analisar sua viabilidade: é preciso considerar se aquele estudo é exequível ou não.

Após fazer um aprofundamento do tema, o pesquisador irá estruturar e aperfeiçoar sua ideia inicial, isto nada mais é do que a formulação do problema. Quão maior for a exatidão do problema, maiores são as possibilidades de se obter uma resolução satisfatória, significa delimitar de forma precisa e objetiva o objeto de estudo (Collado, Lucio e Sampieri, 2006).

Após definir qual problema será objeto de estudo, é necessário fazer o trabalho de revisão bibliográfica, ou conhecer o estado da arte que envolve o tema, que contribuirá com o processo de delimitação temática. O estado da arte, ou estado de conhecimento, é um trabalho de caráter bibliográfico, que tem por intuito mapear e discutir a produção científica acadêmica de um tema em uma determinada área do conhecimento, bem como perceber como o objeto de estudo vem sendo abordado em diferentes espaços e momentos (de Almeida, 2002).

A revisão bibliográfica é essencial, pois permite ao pesquisador saber se o problema selecionado já foi solucionado; conhecer as teorias explicativas do fenômeno, fator que consequentemente facilita a escolha do modelo de análise; conhecer a metodologia de investigação comumente utilizada pelos pares, e finalmente, saber se há questões deixadas em aberto ou erros cometidos em estudos anteriores.

Referências:

Almeida, L. S., & Freire, T. (2000). Metodologia da investigação em psicologia e educação.

Collado, C. F., Lucio, P. B., & Sampieri, R. H. (2006). Metodologia de pesquisa.

de Almeida Ferreira, N. S. (2002). As pesquisas denominadas” estado da arte. Educação & sociedade23, 257.

Deixe um comentário