Conhecimentos científicos

O termo científico devemos primeiramente falar sobre o significado de ciência. Palavra do latim scientia. Referência a qualquer conhecimento ou prática sistemático, metódico, conhecimento rigoroso… 

Podemos definir ciência por “conjunto organizado de conhecimentos sobre a realidade, e obtidos mediante o método científico”(Bravo, 1985). A ciência tem como papel principal definir o modo dos conhecimentos de forma rigorosa. Assim sendo suas funções são compreender, explicar, predizer em torno de problemas de origem práticas ou teóricas.

O conhecimento científico surgiu da necessidade de racionalizar o conhecimento com o propósito de fundamentar as verdades, através de premissas que fossem objetivas e confiáveis. Referindo-se as questões empíricas ou teóricas, e não a dados fictícios. 

Devemos levar em consideração algumas das características do conhecimento científico, características de racionalidade e objectividade, que são obtidos através do método científico:

Objetivo: descreve a realidade como ela é ou pode ser, mesmo que falível e apenas temporariamente correcto, mas nunca como gostaríamos que fosse;

Empírico: fatos que são baseados na experiência vivida e presenciadas;

Racional: Baseado na razão e na lógica do que a intuição;

 Replicável: baseado na replicação de resultados;

Sistemático: Organização do conhecimento, ordenado, consistente e coerente e seus elementos se integram em um sistema mais amplo;

Metódico: Procedimentos e estratégias mediante a planos metodológicos rigorosos;

Comunicável: Conhecimento claro e preciso na sua significação, e reconhecido pela comunidade científica;

Analítico: Caracterizado por meios de análise, baseado no conhecimento crítico, profundo, extensivo;

Cumulativo: Baseado no conhecimento acumulado com passar do tempo, que foi construído através de conhecimentos anteriores;

(Freire T., Almeida L., pp. 22)

A investigação cientifica

É o método científico que se refere a procedimentos pelos quais se busca o conhecimento científico, na busca de um novo conhecimento ou uma correção, ou evolução de incidência de conhecimentos existentes ou anteriores.  Que busca em sua maior parte utilizar métodos através de evidências empíricas, baseadas em observação sistemática e controlada. Analisados pelo uso da lógica.

Os objetivos da investigação

Os objetivos de uma investigação têm a intenção de esclarecer aquilo que o investigador pretende desenvolver. Nortear, direcionar suas especifidades, através de descrição, investigação, identificação e relação de fenômenos, recolhimento de dados, comparações, diferenciação de proporções, estimativas, associações, variação de valores e etc.

Tais objetivos podem ser apresentados de uma forma mais descritiva ou mais explicativa (Arnal et al., 1992, pp. 98-9).

Deixe um comentário