Investigação científica é o ato de pesquisar determinado assunto previamente selecionado, elaborar argumentos para fundamentar, utilizar dados concretos e reelaborar conhecimentos. O conhecimento e as competências que possuo em investigação científica advém das realizações dos trabalhos de conclusão de curso de minhas formações acadêmicas, bem como das minhas especializações.

Desenvolvi trabalho acadêmico através do método dialético. De acordo com Netto (2011), “a relação sujeito e objeto no processo de conhecimento teórico não é uma relação de externalidade; antes, é uma relação em que o sujeito está implicado no objeto. Por isso mesmo, a pesquisa e a teoria que dela resulta da sociedade exclui qualquer pretensão de ‘neutralidade’. Entretanto, essa característica não exclui a objetividade do conhecimento teórico: a teoria tem uma instância de verificação de sua verdade, instância que é a prática social e histórica”.

Desenvolvi, também, através do método descritivo e explicativo, com característica quantitativa, uma vez que foi utilizado questionário para o levantamento dos dados necessários. A pesquisa descritiva estabelece relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado. Enquanto que a pesquisa explicativa aprofunda o conhecimento de dado assunto e/ou questão problema. Por sua vez, a pesquisa quantitativa é uma técnica usada para coletar informações usando métodos de amostragem, no meu caso foi utilizado um formulário online com estudantes de um curso em educação à distância, os dados coletados são apresentados através de números.

Para o desenvolvimento dos trabalhos mencionados foram consultados acervos bibliográficos de diversas Instituições de Ensino Superior, bibliografias particulares, fontes eletrônicas; dentre outras fontes, tais como jornais e revistas.

Os temas de meus trabalhos, os quais apliquei os métodos acima mencionados, são ‘Responsabilidade penal da imprensa pelos abusos cometidos através da liberdade de expressão’, ‘Educar por meio do brincar no contexto da educação infantil’, ‘Aspectos motivacionais na Educação à Distância: fatores que influenciam a motivação do aluno do Norte do Paraná’ e ‘Estratégias didático-metodológicas sobre a leitura literária’.

Importante colocar que para Freire e Shor (2003), o investigador que desenvolve o ato de conhecer e produzir conhecimento deve possuir algumas qualidades, como a ação, a reflexão crítica, a curiosidade, o questionamento exigente, a inquietação e a incerteza. Uma vez que os conteúdos quando trabalhados de forma científica: “[…] estudam-se as leis objetivas dos fatos, fenômenos da natureza e da sociedade, investigando as suas relações internas e buscando a sua essência constitutiva por detrás das aparências” (Libâneo, 1993).

Referências

Freire, P. e SHOR I. (2003). Medo e ousadia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Libâneo, J.C. (1993). Democratização na escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola.

Neto, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

Deixe um comentário