Caros colegas e investigadores,

Pesquisando sobre os assuntos concernentes à unidade curricular Metodologia de Investigação I, encontrei essa série de vídeos e considerei importante compartilhá-las.

Nesse primeiro vídeo denominado “O que é uma pesquisa?” é possível perceber o papel do investigador e alguns passos que ele deve seguir para construir uma base de conhecimentos que podem ser considerados conhecimentos científicos.

Pode ser perceber também como “vestir a camisa” do investigador e quais as metodologias utilizar para se chegar aos objetivos almejados.

Gostava de transcrever abaixo alguns excertos do vídeo:

“O cientista é um cara curioso e novidadeiro, curioso porque ele sempre quer saber das coisas e novidadeiro porque ele quer sempre usar a metodologia mais adequada para saber dessas coisas.”

“Essa característica é comum a todos os que fazem ciência. A observação do mundo suscita uma determinada questão que para desvendá-la é preciso seguir um certo método de pesquisa. Método, metodologia, na sua origem é uma palavra grega. Uma tradução livre para o sentido de método é caminho a seguir. Os caminhos que os cientistas seguem em busca do conhecimento não são sempre os mesmos.”

“A pesquisa, de início, é uma atividade de indagação sobre a curiosidade que você tem de conhecer um fato novo. Você quer saber o que está acontecendo sobre um fenômeno que você visualiza, ou é testemunha, ou presencia e quer aprofundar o processo que leva esse fenômeno a ocorrer. Dentro dessa questão você se transforma num pesquisador científico se você aprender as metodologias necessárias para responder as questões específicas que você está querendo responder.”

“Tem coisa que você faz, abre o caminho e deixa para os outros. O caminho foi aberto…”

Espero, com esse vídeo, proporcionar uma reflexão sobre os caminhos que se prentende seguir para fazer investigação e produzir conhecimentos científicos.

Abraços,

Adriana

Deixe um comentário