Olá caros colegas e investigadores!
Esse é último vídeo da série que postei nesse blogue. Ele traz informações e exemplos práticos sobre as técnicas e instrumentos que os pesquisadores utilizam para recolher, analisar dados e chegar aos seus objetivos. Muitas informações aqui transmitidas estão alinhadas com os assuntos tratados nas aulas síncronas do professor Fernando e de acordo com as leituras que ele nos propôs a realizar na disciplina de Metodologia de Investigação I.
Seguem abaixo alguns excertos do vídeo que mais contribuem com o tipo de investigação que pretendemos realizar nesse curso, que é a pesquisa de campo. No entanto, outras informações tratadas nesse vídeo sobre a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação trazem alguns aspectos e perspetivas importantes para serem consideradas na construção da nossa metodologia de investigação. Por exemplo: a importância de se fazer uma “análise de conteúdo”, buscar oportunidades para conhecer melhor sobre os autores que cada um ser propôs utilizar na revisão de literatura, qual a importância do orientador para auxiliá-lo a demilitar melhor o seu foco de interesse, dentre outros assuntos.
Excertos do vídeo sobre a pesquisa de campo:
“A observação e a entrevista são duas técnicas ou dois instrumentos que se complementam.Quem entrevista tem que observar e quem observa acaba entrevistando ainda que de maneira informal.”
A pesquisadora do vídeo dá algumas dicas práticas sobre o registro que deve ser feito após a observação. Ela relata que, para realizá-lo, segue alguns procedimentos que é o de ampliar o registro feito em campo. Esse registro deve ser feito entre 24 ou 48 horas depois da visita para tentar ser o mais fiel possível ao que aconteceu durante a observação. Deve-se colocar no papel tudo que você conseguir lembrar.
Espero, através desse vídeo, ter contribuído para ampliar seus conhecimentos sobre investiação científica.
Abraço,
Adriana Braga