Fleury & Werlang (2017) A pesquisa social básica, ou pesquisa cientifica, não trata apenas de resenhas bibliográficas ou elucubrações genéricas. Ela visa produzir conhecimento por meio de conceitos, tipologias, verificação de hipóteses e elaboração de teorias que possuam relevância na disciplina acadêmica ancoradas de determinadas escolas de pensamento.
Os autores citam Thiollent que indica que a pesquisa aplicada concentra-se em torno dos problemas presentes nas atividades das instituições, organizações, grupos ou atores sociais. Ela está empenhada na elaboração de diagnósticos, identificação de problemas e busca de soluções. Responde a uma demanda formulada por “clientes, atores sociais ou instituições”.
Para diferenciar a pesquisa científica e aplicada, argumentam ainda que elas não são mutuamente exclusivas, pois a ciência objetiva tanto o conhecimento em si mesmo quanto as contribuições práticas decorrentes desse conhecimento.
Referência bibliográfica:
FLEURY, Maria Tereza Leme; WERLANG, Sérgio. Pesquisa aplicada: conceitos e abordagens. GV Pesquisa, anuário de pesquisa 2016-2017. 2017. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/apgvpesquisa/article/viewFile/72796/6998.