Conceito de Paradigma por (Thomas Kuhn, 1962)

É o conjunto de crenças, valores, técnicas partilhadas pelos membros de uma dada comunidade cientifica. 

 Estabelece como Imagem básica de um objeto de uma ciência, e define o que se deve estudar, as perguntas que são necessárias responder, os problemas que se devem estudar e quais regras devem seguir para interpretar as respostas que se obtém; considera os paradigmas como realizações cientificas universalmente reconhecidas que durante certo tempo, proporcionam modelos de problemas e soluções a uma comunidade cientifica. (Khun, 1986:13)

Entende-se por paradigmas, o conjunto de princípios, teorias, estratégias metódicas e resultados cruciais que servem de modelo ou quadro orientador as pesquisas produzidas na sua área.(Silva e Pinto, 1986)

El paradigma diferencia una comunidade cientifica de outra, ya que comparten por consenso teorias y métodos que se consideran legítimos, así como los critérios para enjuiciar la validez de las soluciones propuestas. (González, A. 2003)

Conceito de paradigma (do grego parádeigma, atos)

  • Algo que serve de exemplo de modelo ou padrão
  • Conjunto das formas que servem de modelo de derivação ou flexão.
  • Conjunto dos termos ou elementos que podem ocorrer na mesma posição ou contexto de uma estrutura.

PERSPECTIVAS (Lincoln & Guba, 1985)

Científica (Abordagem empírico- racionalista) – O objetivo é aumentar o conhecimento- Sistemático, mensurável, comprovável, repetível) – Ênfase : explicação dos fenômenos,factos observáveis, medição objetiva, controle de variáveis, contrastação empírica de resultados, racionalidade, objectividade.

Humanista/Naturalista (Abordagem naturalista) – O objetivo é a compreensão dos fenômenos ( conclusões válidas para os contextos estudados)- Ênfase: interpretação do real, representações dos indivíduos, linguagem, semântica, natureza subjectiva da realidade, ponto de vista do ator, indivíduo ativo na construção do real.

Tentativa de compreender os processos , compreender quem, o quê, porquê, como, etc.

PERSPECTIVAS (Walliman, 2011)

Positivismo

  • Para se conhecer um determinado fenômeno, deve ser possível observar-lo.
  • Baseado no método científico.
  • O conhecimento é passivel de comprovação
  • O observador deve manter-se neutro

Relativismo

  • Baseado no paradigma naturalístico
  • Os fatos são interpretações humanas da realidade, podem variar com o tempo ou serem percebidos de forma diferente por diferentes grupos, culturas…

Investigação Cientifica Educacional

Podemos destacar dentro da Investigação Cientifica Educacional, três paradigmas: 

    Positivista– de caráter racionalista, quantitativo 

    Interpretativo– qualitativo, através de um processo investigativo

    Crítico– Criticar, e identificar o potencial para a mudança.

PRESSUPOSTOS /QUESTÕES -CHAVES

Ontológicos

Qual a natureza da realidade? Qual a natureza dos fenômenos educativos? Existe em factos ou em pensamento? É externa ao sujeito ou é algo criado interiormente?

Epistemológicos

Que tipo de evidência procuramos? Como adquirimos o conhecimento? Postura externa, baseada na objetividade do conhecimento, ou postura de experiencia compartilhada com os sujeitos implicados (conhecimento subjetivo)? Qual a relação do investigador com os indivíduos estudados? E a sua relação com os objetos de estudo?

Metodológicos

Como apreendemos o mundo( os fenômenos) e avançamos no seu conhecimento? Que métodos utilizar?

Referencia Bibliografica

González M., A.,(2003)- Los paradigmas de Investigación en las ciencias sociales. En: ISLAS- vol.45, nº 138

Lukas, J. F.& Santiago, K.,(2009) – Naturaleza de la investigación y evaluación en educación – Edição da Alianza Editorial-Madrid

Creswell, John W. (2007)– Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto- 2ed. –Porto Alegre-Artmed 248p- ISBN 978-85-363-0892-0 

Deixe um comentário